5 dicas sobre como escolher a localização do armazém logístico

como escolher a localização do armazém logístico

Na logística, a localização de depósitos é uma das partes mais importantes para que as empresas consigam cumprir metas e maximizar lucros. Porém, entre as ações mais difíceis, está saber como escolher a localização do armazém logístico ideal.

É possível que você já tenha se deparado com uma enorme discussão sobre isso. O que é mais importante: o custo, o ambiente ou a infraestrutura? Por isso, nesse texto, vamos mostrar como escolher a localização do armazém logístico de uma forma mais consciente. Acompanhe conosco:

 

Afinal, como escolher a localização do armazém logístico?

 

Localização estratégica

O primeiro passo é determinar as distâncias entre clientes e fornecedores. No início do seu negócio, você é capaz de observar onde estão os seus maiores potenciais de venda e os consumidores que promovem a solução, assim como os locais com melhor custo-benefício para obter matérias primas e suprimentos.

Assim, desenvolver a estratégia de localização está diretamente ligado à empresa como um todo. Você quer se aproximar mais dos seus clientes? Quer entregas mais rápidas para o Brasil inteiro? Quer um serviço personalizado? Coloque todos esses fatores na mesa antes de escolher.

 

Estacionamento para caminhões e carretas

Feita a primeira ponderação, vamos ao essencial: a logística da localização de depósitos exige um espaço de estacionamento para os veículos de grande porte, como caminhões e carretas. Isso é algo essencial e é preciso estar ciente!

Caso você inicie um depósito “do nada”, os investimentos em asfaltamento, terraplanagem e outras questões podem ser tão ou mais dispendiosos do que a construção do armazém em si. Por isso, complexos logísticos que operam como condomínios têm esse diferencial.

 

Proximidade com centros de distribuição

Os principais centros de distribuição devem ficar próximos ao armazém logístico que você utilizar. Isso significa não apenas a proximidade física — um centro próximo aos melhores locais de repasse de produtos —, mas também a possibilidade logística de acessar com agilidade esses centros. Ou seja, estar perto de um trevo ou uma grande rodovia acarreta em vantagens competitivas imensas para o seu negócio.

 

Armazéns modulares

Também é primordial para a sua empresa que os armazéns logísticos contratados tenham a flexibilidade necessária para alavancar vendas. Os armazéns construídos em módulos têm possibilidade de retração e expansão imediata, de acordo com a necessidade apresentada pela demanda.

Os condomínios MEGA, por exemplo, têm mezaninos que podem ser alocados conforme o preciso. Principalmente, caso você tenha interesse em espaços para reuniões e escritórios de trabalho. Saiba mais clicando aqui!

 

Niveladoras hidráulicas

Você pretende trabalhar com uma localização adequada para armazéns logísticos? Então, é importante garantir uma infraestrutura que esteja alinhada às expectativas de crescimento do seu trabalho. Com isso, niveladoras hidráulicas podem ser fundamentais, uma vez que alcançam espaços maiores em galpões com pé-direito alto, além de serem mais precisas e terem maior capacidade de carga.

Quando o assunto é como escolher a localização do armazém logístico ideal, você deve conhecer o que é apresentado pelos empreendimentos MEGA, da Capital Realty. Quer ver mais? Acesse aqui!