Saiba como planejar o estoque de fim de ano da sua empresa

como planejar o estoque de fim de ano

Dezembro está chegando e, com ele, surgem dúvidas sobre a melhor forma de organizar o estoque do fim de ano da empresa. Com datas comemorativas como Natal e Ano Novo, o movimento no comércio se multiplica e as vendas aumentam, já que os clientes tendem a investir mais em compras. Para não passar sufoco, os negócios devem estar preparados para receber uma demanda muito maior do que o habitual.

O atendimento deve manter a mesma qualidade de todo o ano e a variedade dos produtos ofertados deve ser maior. É um ótimo momento para fidelizar clientes e garantir que, no ano seguinte, as vendas obtenham um sucesso ainda mais significante.

 

A importância de organizar o estoque de fim de ano

O planejamento de uma empresa possui extrema relevância no fim do ano. Essa é a época ideal para renovar estoques, criar promoções e pensar em formas de acompanhamento dos produtos sob um fluxo contínuo de renovação.

Para que funcione da melhor forma possível, é necessário conhecer e aplicar estratégias de compra e venda, além de garantir o funcionamento de uma boa gestão.

A empresa deve sempre levar em conta fatores como:

  • Espaço;
  • Armazenamento;
  • Quantidade;
  • Procura pelo produto;
  • Tendências recentes.

Dessa forma, o planejamento se torna mais fácil e as estratégias podem ser aplicadas de acordo com o público-alvo, garantindo o aumento das vendas.

 

Dicas para planejar o estoque de fim de ano

Não há muito segredo para organizar o estoque de fim de ano. O ponto principal é ter um bom planejamento. Além de buscar o conhecimento previamente, os gestores devem saber como e em que momento aplicar cada uma das estratégias utilizadas.

Para entender melhor como isso é feito, veja dicas que podem melhorar a organização do estoque de fim de ano da sua empresa:

 

1) Cuide da organização do estoque

Parece simples, mas manter um estoque organizado em períodos de grande movimentação não é uma tarefa fácil. Uma ideia que pode melhorar o seu funcionamento é a organização verticalizada, maximizando a capacidade de armazenamento.

Um estoque bem organizado evita falhas, como desvio de mercadorias e falta de reposição. É mais simples ficar atento à quantidade de produtos quando o estoque está organizado.

 

2) Faça um inventário

O inventário também faz parte da organização do estoque. Contudo, de um jeito específico. Com ele, é possível mensurar exatamente a quantidade de produtos disponíveis, sabendo assim o que há em excesso e o que pode faltar em breve.

Além disso, é capaz de manter no estoque os produtos essenciais à empresa. Não adianta ter mercadorias em grande quantidade, se elas não estão sendo procuradas. Dessa forma, além de evitar o desperdício, o gestor consegue manter o fluxo de vendas sempre em alta.

 

3) Esteja preparado para um alto número de trocas

Nessa época do ano e, principalmente após o Natal, a procura de clientes pela troca dos produtos aumenta de modo considerável. Afinal, quem nunca precisou trocar um presente? Por isso, é importante estar preparado para atender a esse tipo de demanda, tanto com o aumento da variedade de produtos, quanto com o quadro de funcionários.

Por vezes, vale a pena investir em vagas temporárias e garantir o cuidado com logística, armazenagem e também atendimento ao cliente.

 

4) Fique atento à demanda de produtos específicos

Todos os anos, algum produto recebe destaque e se torna uma verdadeira febre entre os consumidores. É importante estar atento a essa demanda, antes mesmo dela existir.

Pesquise tendências dentro do segmento da empresa e garanta que o produto do momento não só esteja disponível, como em grandes quantidades e variedades.

 

5) Planeje promoções

Muitas pessoas esperam as datas comemorativas do fim de ano passar para realizar suas compras. Embora o maior fluxo de vendas seja antes do Natal, a procura dos consumidores pode durar até a primeira quinzena de janeiro.

Organizar promoções é uma boa forma de esgotar o estoque de fim de ano, minimizando prejuízos.

Gostou de aprender sobre a logística do estoque de fim de ano? Confira outros conteúdos, como este, em nosso site!