5 formas de melhorar a logística do seu e-commerce

Imagem de uma pessoa fazendo compra em um e-commerceAno após ano, o setor do e-commerce aumenta sua participação no varejo brasileiro. Só no 1º semestre de 2019, as vendas por comércio eletrônico aumentaram 12%, totalizando 26,4 bilhões de reais. Diante dessa demanda, a logística para e-commerce se torna peça chave para o diferencial de qualquer empresa.

Hoje não basta apenas o empreendedor entender do seu produto. Para ter sucesso nesse mercado de alta competitividade, compreender os desafios logísticos do seu negócio é primordial para conseguir crescer. 

Estar por dentro de cada passo da logística para seu e-commerce é desafiador, mas não impossível. Quer entender como implementar um sistema que vai garantir seu sucesso no mercado? Então confira o passo a passo que elaboramos para você nesse post!

Como melhorar a logística para e-commerce?

1. Organize e controle seu estoque de acordo com a demanda

O monitoramento do estoque é um passo primordial na logística do e-commerce. Afinal, é essencial ter sempre o produto disponível quando chega um pedido. Além disso, também é importante conhecer quais são aqueles que mais saem. 

Utilizando um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) ou WMS (Warehouse Management System) você consegue automatizar o controle sobre o que entra e sai, dando tranquilidade na gestão eficiente do seu estoque. Contudo, mesmo uma simples planilha do Excel pode garantir que sempre haja disponibilidade de produto. Aqui a organização é a essência do negócio.

A estratégia de picking também te ajuda a organizar seu estoque para que as mercadorias com maior demanda estejam mais acessíveis. Ela é ótima para melhorar seu prazo de entrega e a construir uma experiência otimizada de consumo.

Quer agilizar ainda mais o envio? Então é interessante analisar de onde seus produtos estarão saindo. Escolher um bom local para centralizar suas operações de estoque pode ser o diferencial para a logística do seu e-commerce.

2. Trabalhe com rastreamento inteligente

Transparência é um fator de muito peso na relação empresa-cliente e que pode ser determinante no retorno do cliente ao seu e-commerce. Por isso, a escolha de uma transportadora com serviço de rastreio ágil e em tempo real se torna indispensável.

Se quiser ir além em proporcionar uma experiência ainda melhor para o consumidor, também disponibilize todas as informações anteriores à postagem. Ter acesso à todas as etapas do processo garante segurança e confiabilidade ao seu negócio.

3. Escolha os melhores fornecedores para a distribuição

Além de um rastreamento de qualidade, um bom parceiro na distribuição garante uma expedição e transporte sem dores de cabeça. Profissionais treinados, documentação em dia e atenção aos prazos favorecem o consumidor e o empreendedor.

O preço, claro, pode ser uma grande variante nesse momento. Fazer uma boa pesquisa de mercado possibilita encontrar parceiros de distribuição que aliam qualidade a bom preço. E isso pode até se reverter no valor final do seu produto.

4. Trabalhe com esquema de fornecimento flexível

Cada cliente apresenta uma demanda diferente para seu produto. Ter flexibilidade na hora da entrega é ótimo para oferecer mais opções para o cliente. Além disso, ser flexível garante segurança para o empreendedor em caso de problemas com um dos parceiros de fornecimento.

5. Estruture a logística reversa da sua empresa

No e-commerce, o cliente não consegue testar o produto nem vê-lo pessoalmente. Isso pode gerar um alto índice de trocas e devoluções e é preciso estar preparado para qualquer imprevisto.

Pensar na logística para seu e-commerce é também pensar em como seu produto volta das mãos do cliente para as suas. Tenha uma página em sua loja dedicada a esse processo. Ofereça o serviço de retirada do produto a ser devolvido e não cobre o primeiro frete. 

Ter o mesmo cuidado que você tem com o envio na hora de retirar e trocar um produto mostra que você se preocupa com o cliente. E cliente satisfeito é um potencial cliente fidelizado.

Agora que você já conhece mais dos processos logísticos ideais para seu e-commerce, navegue pelo nosso blog para descobrir mais dicas, estratégias e soluções para potencializar seus resultados.