Sustentabilidade: 5 dicas para tornar seu armazenamento mais sustentável

Reduzir os impactos negativos no meio ambiente por meio de soluções sustentáveis na gestão de energia e recursos hídricos. A sustentabilidade é palavra de ordem na indústria e no setor de logística e armazenamento não poderia ser diferente.

Investir em maneiras de tornar a operação mais sustentável é benéfico de diversas formas, o que inclui a redução de custos, aumento de valor da imagem da marca e, claro, benefícios diretos na saúde e no bem-estar da população graças à redução do consumo de recursos naturais.

Quando se fala em armazenamento sustentável, há diversas maneiras de colocar em prática ideias capazes de trazer benefícios para a sociedade como um todo. Aqui, listamos algumas dessas possibilidades para você considerar e aprimorar o negócio.

1. Energia solar e sistemas de iluminação mais eficientes

Estruturas de grande porte localizadas em áreas de clima quente e ensolarado podem se beneficiar do uso de painéis solares. Ao utilizar a própria energia captada, há redução nos custos operacionais e também menor impacto no meio ambiente.

Contudo, a economia de energia não depende apenas da origem dela. Troque sistemas de iluminação antigos por lâmpadas de LED. Inclua ainda sistemas de detecção de movimento para evitar que áreas ociosas fiquem iluminadas sem necessidade.

2. Priorize o treinamento dos colaboradores

Por mais que você adote medidas técnicas de sustentabilidade, muito do sucesso delas se deve à participação dos colaboradores. Nem todos têm a consciência da importância de se pensar em aspectos ecológicos. Por essa razão, é preciso que os gestores supram essa lacuna.

Treinamento e capacitação são as melhores maneiras de mostrar na prática quais são os impactos dessas ações. Adote medidas no dia a dia que requeiram a participação de todos e compartilhe com eles os resultados. Quando há envolvimento de todos os resultados são ainda melhores.

3. Logística reversa: eficiência na cadeia de suprimentos

Evitar a geração de lixo, dando a correta destinação para itens com possibilidade de reciclagem, e envolver fornecedores e consumidores em um sistema de logística reversa garante bons resultados em termos de sustentabilidade. 

O consumidor precisa estar ciente do que ele pode fazer com produtos descartados. Um sistema de logística reversa permite que a empresa retire esses itens em pontos de coleta e os encaminhe para a reciclagem ou mesmo para o fabricante. São ações simples, mas se bem planejadas proporcionam economia para a empresa e ganhos em termos de imagem para a marca.

4. Aposte em condomínios logísticos

Condomínios logísticos são uma forma inteligente de compartilhar o espaço com outras empresas, dividindo a infraestrutura de base. Ambientes como esses costumam ser construídos seguindo normas rígidas para obtenção de certificações ambientais. Além disso, a localização privilegiada impacta diretamente em um menor consumo de combustível dos veículos.

Essa escolha evita ainda que as empresas precisem manter áreas ociosas, uma vez que é possível expandir o espaço sob demanda. Em outras palavras, a relação custo-benefício é maior e muitos gargalos de desperdício relacionados ao consumo de energia elétrica e manutenção são facilmente contornados.

5. Otimize o espaço nos seus galpões

Um galpão otimizado, com estoque organizado e verticalizado, reduz a área necessária de armazenamento e, consequentemente, gera mais lucros para a companhia. Como já mencionamos, condomínios logísticos são um ótimo exemplo de como é possível armazenar mais em menos espaço, apenas levando-se em consideração a eficiência na disposição dos itens.

Dispor os produtos em prateleiras, armários ou mesas facilita a catalogação e a localização dos itens, agilizando os processos de entrada e saída. Se você precisar de uma área maior para expansão, não tem problema: condomínios logísticos oferecem espaço sob demanda com implantação rápida e descomplicada.

…..

O que a sua empresa está fazendo para garantir sustentabilidade no armazenamento de produtos? 

Você sabia que a escolha de condomínios logísticos pode representar um ganho de qualidade significativo no atendimento e na velocidade de entrega, aumentando a percepção de valor do cliente sobre o seu serviço? 

Consulte nossa equipe de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo nesse quesito.