5 dicas para encontrar a transportadora ideal para suas cargas

Saber como escolher uma transportadora para a sua empresa não é uma decisão simples. Além de muita pesquisa, é preciso reunir informações sobre a sua carga, sobre o modo operacional da companhia em questão e verificar os índices de qualidade que ela apresenta no mercado.

Por essa razão, não há como contratar uma transportadora por impulso ou se limitando aos orçamentos mais baixos. Entre os inúmeros fatores que devem ser levados em consideração nesse processo, listamos aqui os mais comuns e que podem ajudá-lo a ser mais eficiente na sua seleção.

1. Atenção à composição da frota

Nem sempre qualquer transportadora é a escolha mais conveniente para o seu negócio.
Conhecer a composição da frota da empresa é essencial para entender se ela possui os veículos mais adequados para as suas necessidades ou não. Isso significa ter acesso ao portfólio de marcas e modelos, incluindo ano de fabricação e estado de conservação.

Empresas que trabalham com veículos mais novos oferecem menos riscos à entrega do que aquelas que mantém uma frota mais antiga. As chances de ocorrer problemas em veículos mais novos e com a manutenção em dia são menores portanto, obtenha acesso também a esse tipo de informação.

2. Peça diferentes cotações

O setor de logística é bastante dinâmico e múltiplos fatores influenciam diretamente nos custos operacionais. Em razão disso, eles podem variar consideravelmente de um mês para outro, sempre que possível faça novas cotações com outras companhias para acompanhar essas mudanças.

Por outro lado, ao firmar contratos mais longos certifique-se de escolher empresas que ofereçam as melhores condições para você. Não há a necessidade de assumir certos tipos de riscos quando o mercado oferece alternativas capazes de fazê-lo economizar a cada entrega.

3. Foco no uso de tecnologias

Quais são as tecnologias que a transportadora em questão disponibiliza? Recursos de automação em depósitos, gestão eficiente de rotas, manutenção de frotas e controle de entregas são fundamentais para que você possa ter dados suficientes para tomar decisões.

E mais: muitos consumidores veem como um diferencial o fato de receberem entregas de uma transportadora capaz de informar data e horário com maior precisão. Todo e qualquer diferencial que possa ser considerado para proporcionar maior comodidade ao cliente é válido.

4. Conheça as alternativas de segurança

A segurança no transporte de cargas é um dos problemas mais comuns da logística brasileira. Os índices de roubo de cargas são altos no país e, ainda que as mercadorias possam ser seguradas, os transtornos recorrentes em função disso muitas vezes são mais dispendiosos que o valor dos itens em si.

Sistemas modernos de rastreamento e monitoramento, por exemplo, são ferramentas fundamentais. A empresa deve oferecer ainda câmeras em armazéns, seguro para os itens transportados e pontos de embarque e desembarque de cargas com seguranças treinados e capacitados para agir se necessário.

5. Opte por companhias com equipes qualificadas

De que adianta uma frota moderna se os operadores não estão preparados para lidar com ela? O manuseio de cargas com segurança é fundamental para que não ocorram avarias nas mercadorias. Para isso, é preciso que os colaboradores recebam treinamento adequado e tenham capacitação para essas funções.

Optar pela companhia com menor preço nem sempre é o melhor caminho, pois isso pode indicar desatenção no que diz respeito à qualificação profissional. O cuidado deve ser redobrado quando se trata de cargas de valor mais alto, frágil ou manuseada em meio a processos que envolvem soluções tecnológicas modernas.

…..

Além de uma transportadora de qualidade, o fato de ela atuar em condomínios logísticos pode ser uma forma de reduzir os custos operacionais. Você conhece todas as vantagens que esse tipo de alternativa oferece? Consulte-nos e conheça quais são as oportunidades que disponibilizamos para o seu negócio.