5 dicas para melhorar a logística do seu centro de distribuição

centro de distribuiçãoMelhorar a gestão de armazenagem e a distribuição logística está no topo da lista de prioridades de todos os gestores. Quando isso acontece, os clientes ficam mais satisfeitos com a eficácia do serviço prestado e aumenta a produtividade da companhia.

Porém, o simples desejo de melhorar não é garantia de sucesso se você não souber exatamente o que fazer. Centros de distribuição são peças logísticas complexas, nas quais cada detalhe pode ser capaz de fazer a diferença. Sendo assim, otimizar processos e encontrar locais estratégicos para distribuição podem representar diferenciais importantes para tornar a sua companhia mais competitiva.

1. Estude o layout do centro de distribuição

Em muitas ocasiões, o simples fato de dispor os itens armazenados de uma maneira diferente já pode resultar em uma operação mais dinâmica. Quando a organização é realizada de maneira inteligente, a entrada e saída de mercadorias ocorre com mais agilidade e menos equipamentos podem ser envolvidos nos processos.

O primeiro passo é conhecer muito bem a infraestrutura física disponível e, a partir dela, montar um layout que esteja de acordo com as práticas mais modernas de gestão de armazenamento. Observe fatores como giro dos produtos e sazonalidades. Aqueles com maior saída devem ser os mais fáceis da armazenar e distribuir.

2. Utilize softwares de gestão

É praticamente impensável realizar armazenamento de produtos de forma eficiente hoje sem recorrer a softwares de gestão. Eles permitem a automatização de processos, reduzindo falhas operacionais e aumentando a produtividade dos operadores. Em médio e longo prazo, os benefícios justificam os investimentos.

Em se tratando de logística de centros de distribuição existem vários tipos de ferramentas. São sistemas ERP, WMS e TMS modulares que podem ser customizados sob medida para cada tipo de negócio. Há opções com valores acessíveis no mercado e mesmo empresas de pequeno e médio porte podem se beneficiar dessas tecnologias.

3. Não distribua sem roteirização

Quando um veículo deixa o centro de distribuição com mercadorias para serem entregues aos clientes, é de suma importância que ele tenha um roteiro claro e otimizado dos pontos pelos quais passará. O não planejamento de rotas de entrega é um dos principais responsáveis por aumentar os custos desse processo.

Muitas empresas optam por centros de distribuição em locais mais afastados, com aluguéis menores, mas na prática acabam gastando mais com deslocamentos desnecessários. Considere rever a relação custo-benefício do seu pavilhão e compare-a com a dos condomínios logísticos. Você poderá se surpreender ao descobrir que infraestruturas melhores podem pesar menos na sua operacionalização.

4. Faça inventários cíclicos

A armazenagem não deve ser um processo estático. O dinamismo do mercado faz com que as soluções que se mostram as mais adequadas hoje não sejam, necessariamente, as melhores alternativas nos meses seguintes. Portanto, rever processos e realizar inventários cíclicos é fundamental para redefinir prioridades.

Ao fazer isso, leve em consideração questões sazonais. Aproveite-se de períodos com menor volume de trabalho externo para ampliar o controle sobre os seus produtos. Considere fazer esses inventários pelo menos uma vez a cada trimestre. Integre os dados obtidos com o departamento de compras.

5. Estabeleça indicadores e busque melhoria contínua

Só é possível analisar a eficiência do seu trabalho se houver indicadores claros que mensurem a qualidade e o desempenho do serviço prestado. Assim, o primeiro passo é definir quais são os KPIs importantes e definir as metodologias que serão utilizadas para obtenção desses dados.

A partir disso, faça reuniões regulares com os seus gestores e analise os dados, buscando sempre melhoria contínua. Lembre-se: não é porque algo funciona bem hoje que ele será a melhor opção daqui seis meses. A melhoria contínua passa pelo entendimento dos processos e pela busca de aparar arestas mesmo quando o impacto delas sobre o negócio como um todo parece pequeno.

…..

Quais são os indicadores mais importantes para o seu negócio na hora de avaliar a eficiência do seu centro de distribuição? Você sabia que é possível reduzir custos escolhendo locais com infraestrutura compartilhada? Consulte-nos e conheça quais são as oportunidades que disponibilizamos para o seu negócio.