Last-Mile: o que é e como esse conceito impacta nas suas operações de logística

Todas as etapas do transporte de mercadorias têm a sua importância e buscar a eficiência em cada uma delas é essencial. Entretanto, aos olhos do consumidor, é a última etapa que mais importa. É o momento em que a mercadoria sai do depósito na região da entrega e chega ao seu destino final.

Tecnicamente, essa etapa é conhecida como “Last-Mile”, ou “Última Milha”, em tradução direta. Encontrar meios de otimizar o processo de entrega nesta última etapa pode ser decisivo para garantir a satisfação do consumidor, ainda mais em tempos em que as entregas podem ser rastreadas com facilidade pelos clientes.

Last-Mile: como aumentar a eficiência das entregas nesta etapa

Um estudo realizado pelo Ebit | Nielsen e divulgado pelo E-Commerce Brasil mostrou que no passado boa parte das reclamações se devia a atrasos de um dia ou mais na entrega, enquanto hoje mesmo algumas horas já são passíveis de incômodo para os usuários. Os consumidores estão mais exigentes e isso demanda um maior planejamento do “last-mile” dos operadores logísticos.

Portanto, um last-mile mais eficiente significa proporcionar uma maior satisfação ao consumidor. Especialistas apontam que, apesar de todos os percalços que podem ocorrer no trajeto de uma entrega, aqueles que acontecem na última etapa são os mais perceptíveis para o cliente.

Tenha variações de forma de transporte

Qual é o veículo mais adequado para fazer entregas na última etapa logística? Essa resposta depende de uma série de fatores. Caminhões de pequeno porte, carros, motos e até mesmo bicicletas podem ser utilizadas para garantir mais eficiência no transporte. O importante é que a carga não fique armazenada na cidade de destino por muito tempo.

Escolher um caminhão de pequeno porte para fazer entregas em uma cidade com muito trânsito, por exemplo, pode resultar em atrasos que impliquem em deixar uma entrega “em rota” para o dia seguinte, algo imperdoável para grande parte dos consumidores.

Esteja mais próximo do consumidor final 

Por questões de custos e disponibilidade de espaço físico, grandes depósitos costumam se concentrar em áreas mais afastadas dos grandes centros, o que torna o “last-mile” mais longo. Os chamados condomínios logísticos surgem como uma alternativa a esse problema.

Mais próximos dos grandes centros urbanos e com infraestrutura de cross-docking, eles permitem um processo mais ágil de transferência de carga e a possibilidade de elaboração de rotas mais curtas e inteligentes, que minimizam eventuais atrasos nas entregas.

Invista em tecnologia

Sistemas inteligentes, com registro automatizado de entrada e saída de mercadorias, agilizam os processos de transporte. Do ponto de vista do consumidor, disponibilizar informações de rastreio é fundamental: afinal, quem nunca ficou esperando o dia todo por uma entrega e se frustrou por ela chegar apenas no final do dia?

Sistemas de rastreamento que permitam ao cliente ver em tempo real onde o produto está evitam que viagens sejam perdidas. Além disso, esse controle sobre o momento exato da entrega proporciona índices de satisfação mais altos e, consequentemente, uma avaliação melhor do trabalho.

Planeje rotas inteligentes

Quando um objeto “sai para entrega”, o consumidor presume que ele chegará nas próximas horas. No passado, as janelas de entrega eram mais amplas, podendo durar até dois dias – as mercadorias ficavam armazenadas nos veículos, circulando na região durante esse período.

Rotas inteligentes presumem janelas de entrega menores. O ideal é que as mercadorias possam ser distribuídas em questão de 4 ou 5 horas. Como já mencionamos, se for necessário, recorra a veículos menores e mais ágeis que possam simplificar a última etapa do processo.

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Quais são as ações que a sua empresa implantou nos últimos anos para garantir entregas mais rápidas na last-mile? 

Você sabia que a escolha de condomínios logísticos pode representar um ganho de qualidade significativo no atendimento e na velocidade de entrega, aumentando a percepção de valor do cliente sobre o seu serviço? 

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