Lean Six Sigma: o que é e como aplicá-lo ao transporte de cargas

O setor de transportes está em evolução contínua. Se analisarmos as metodologias de gerenciamento de trabalho que eram empregadas há uma década e as que são utilizadas hoje em dia, notaremos que há melhorias significativas em diversos aspectos.

Estudos mais aprofundados e testes extensivos resultam em novas práticas que, quando bem-sucedidas, rapidamente são replicadas como modelo em diversas empresas. É o caso da metodologia Lean Six Sigma, que pode representar muitos benefícios para as empresas de transporte.

Este texto, vai abordar as suas características e como elas podem ser benéficas para tornar o setor de transportes ainda mais competitivo.

Lean Six Sigma: o que é e como funciona?

Embora as metodologias de qualidade em processos existam desde o final do século XVIII, o conceito Six Sigma é mais recente, dos anos 80. Trata-se de uma estratégia gerencial a partir do qual as rotinas processuais são definidas visando a melhoria nas rotinas de forma a se buscar uma maior eficiência.

O método de aplicação se baseia em cinco etapas, conhecido como DMAIC. Em linhas gerais, podemos explicá-lo a partir dos seguintes passos:

  • Definição: define o que se espera do projeto (objetivo geral). 
  • Medição: define as formas de obtenção de dados sobre o processo (métricas). 
  • Análise: identifica as causas do problema. 
  • Melhoria: propõe uma solução para cada causa principal. 
  • Controle: monitora os resultados alcançados.

Já o Lean é um conjunto de ferramentas desenvolvidas com o objetivo de reduzir os desperdícios associados aos fluxos de materiais e as informações. A premissa aqui é eliminar etapas que não sejam essenciais ou que não agreguem valor ao resultado. Com isso, o processo se torna mais “enxuto” e a produção fica mais simples.

Portanto, o Lean Six Sigma (LSS) nada mais é do que a combinação de todas essas etapas. Assim, uma empresa que opte por essa metodologia de gestão amplia os seus pontos fortes e combate as fraquezas. Em um setor como o de logística, em que a agilidade nos processos e a inovação são diferenciais significativos, essa prática se torna ainda mais importante.

Lean Six Sigma aplicada à logística e ao transporte

Ao combinar o uso de softwares com características da metodologia, é possível reduzir os custos operacionais e os riscos em certos tipos de transporte.

O método Kanban, por exemplo, serve muito bem para cálculo de quantidade de horas que serão utilizadas nos mais diversos tipos de projeto. Além disso, é grande o número de empresas de logística que se vale da metodologia LSS para aplicar melhorias contínuas. Confira algumas dessas possibilidades:

Análise de melhoria contínua

Não é porque um processo funciona hoje ou funcionou sempre que ele não pode ser melhorado. Todos os dias novas tecnologias surgem para simplificar processos e conhecê-las e testá-las é fundamental para manter a empresa sempre em sintonia com as demandas do mercado, crescendo sem perder a competitividade.

Ao identificar causas de problemas, por menores que eles sejam, o processo como um todo pode obter ganhos, sejam eles financeiros ou temporais. A tomada de decisões baseadas em dados é um pré-requisito do mundo de negócios atual, portanto preparar a sua empresa para essa forma de funcionamento é o caminho evolutivo natural.

Redução de custos operacionais

Você já parou para pensar que muitos dos gargalos existentes nos processos do dia a dia poderiam ser resolvidos se fossem analisados de forma isolada? E mais: se você transformar essas pequenas falhas em custos operacionais ou tempo, é possível ter uma ideia exata de quanto a sua empresa está perdendo (ou deixando de ganhar) por não se ater a isso.

A metodologia LSS incorpora ao dia a dia a análise de processos e permite resolver problemas de forma simples e eficaz, sem que isso demande alterações mais complexas na estrutura da empresa. Ou seja, a melhoria contínua ocorre na prática, pois cada ação é passível de análise e avaliação por parte dos gestores.

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