Logística para e-commerce: qual é a importância?

Imagem sobre logística do e-commerceAs lojas virtuais estão crescendo ano após ano, as vendas online estão cada vez mais otimizadas e facilitadas para os clientes e a preocupação das empresas está em oferecer um serviço cada dia melhor e mais seguro. Com isso um ponto muito importante surge: a logística e-commerce. Como ela impacta a vida dos negócios online? 

E não estamos apenas falando nos cuidados com a entrega do produto. É fundamental ter um processo bem estruturado, que garanta eficiência da gestão do estoque à distribuição.

Até porque quando o cliente faz uma compra pela internet, ele espera ansiosamente para recebê-lo. E deixar este mesmo cliente decepcionado com a entrega pode resultar em perda de credibilidade para seu negócio.

Quer entender mais por que a logística é importante para seu e-commerce? Continue com a leitura que apresentaremos alguns motivos para isso!

O que é logística para um e-commerce?

Podemos dizer que a logística para um e-commerce envolve diversas tarefas englobadas entre armazenagem, expedição e entrega efetiva ao cliente.

Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário ter controle de todas as etapas. São elas:

  •  Recebimento da mercadoria;
  • Conferência física e fiscal;
  •  Armazenamento;
  • Controle do estoque e previsão de compras;
  • Preparação de pedidos (conferência, embalagem e etiquetagem);
  • Envio para a transportadora;
  • Rastreamento dos pedidos enviados;
  • Controle de entrega;
  • Logística reversa (no caso de trocas e devoluções).

Por que a logística é importante para as lojas virtuais?

A logística no e-commerce influencia tanto a decisão de compra quanto é muito importante para a satisfação do cliente que compra em sua loja. Até porque, para o consumidor, o prazo de entrega e o preço do frete são fatores relevantes no momento da compra online.

O problema é que muitos empreendedores cometem o erro de deixar esta questão para o final do planejamento. E o resultado disso pode acabar em entregas atrasadas ou em locais errados ou  até em produtos danificados.

Segundo pesquisa da Abcomm, 61% das lojas virtuais têm problemas relacionados aos atrasos. Isso sem dúvida quebra a confiança depositada pelo consumidor, além de pôr em xeque a credibilidade e notoriedade da marca.

Para não chegar a este ponto é fundamental contar com um processo de logística no seu e-commerce bem organizado e eficiente, seja ele interno ou com o auxílio de uma plataforma. Sem dúvida ele será um diferencial competitivo no processo de fidelização dos clientes de sua loja virtual.

Se você possui uma loja virtual e ainda não se organizou devidamente para os fluxos logísticos, está na hora de repensar seu negócio.

A gente sabe também que a logística para um e-commerce envolve custos, e que estes podem até pesar bastante conforme o tamanho da empresa. No entanto, a médio e longo prazo você perceberá que investir nela vai resultar em crescimento e economia para a empresa.

Somente assim, seu negócio terá condições de permanecer ativo e competitivo num segmento que não para de crescer, e que vem aos poucos substituindo o comércio tradicional.

 Até a próxima!