Logística verde: ações e tecnologias que auxiliam a reduzir custos operacionais e impactos no meio ambiente

É possível conciliar uma operação logísticas com custos mais enxutos e que, ao mesmo tempo, esteja alinhada com soluções que resultem em menos impacto no meio ambiente? Sim, e a chamada “logística verde” pode ser a resposta que sua empresa procura.

Esse é um conceito bastante amplo e dentro dele cabem diversas ações práticas que podem elevar o patamar do seu negócio. Além de reduzir custos operacionais, é possível pleitear certificações que comprovem sua eficácia e, com isso, agregar valor às suas equipes de transporte e armazenamento.

Muito além da logística reversa

Quando se fala em “logística verde”, muitos associam esse termo à “logística reversa”, que consiste em dar aos resíduos um destino correto e menos agressivo ao meio ambiente. De fato, ambos caminham lado a lado, mas a logística verde engloba ações que vão muito além dessa possibilidade.

Nesse caso, todo o processo logístico passa a ser pensado em função da redução dos impactos ao meio ambiente. Trata-se de uma iniciativa que começa já na escolha das embalagens, passando pelos sistemas de armazenagem e distribuição, pela escolha dos veículos de transporte e, somente ao final do ciclo, no retorno dos resíduos a locais de reciclagem.

É fato que oportunidades não faltam, mas muitas delas requerem investimentos em tecnologia ou padronização de processos – algo que, infelizmente, ainda está distante da realidade de muitas companhias.

Eliminação de desperdícios: oportunidade de aumentar margens de lucro

Em se tratando de logística verde, é preciso repensar processos. Ao eliminar desperdícios, consequentemente há aumento de produtividade. A utilização racional de recursos torna as companhias mais saudáveis do ponto de vista operacional. Trazendo esse conceito para o campo dos transportes e da armazenagem, há boas lições que podemos aprender.

Soluções tecnológicas que garantam entregas feitas de forma mais rápida e por meio de rotas mais eficientes geram não apenas economia, como também agregam qualidade aos serviços prestados. A organização dos produtos em depósitos inteligentes, com infraestrutura moderna e adequada, é outro fator primordial nessa equação. 

Condomínios logísticos: um passo importante na logística verde

Em se tratando de decisões logísticas que privilegiem a sustentabilidade, optar pelos condomínios logísticos pode ser um passo importante nesse tipo de estratégia. Melhor localizados nas grandes cidades, eles resultam em cargas e descargas mais rápidas, facilitando o deslocamento entre centros comerciais.

A infraestrutura compartilhada de áreas comuns, como pátios de manobra, áreas de cross-docking, refeitórios, salas de reunião e dependências administrativas, implica na redução direta de custos operacionais. As possibilidades de expansão sob demanda também devem ser consideradas.

Em outras palavras, a empresa deixa de manter áreas imensas, muitas vezes com amplos espaços ociosos e afastados dos grandes centros, em prol de uma área enxuta, otimizada, com mais recursos tecnológicos e a um custo mais acessível. 

Além disso, esses espaços são construídos atentando-se a normas ambientais rígidas, o que faz com que abriguem diversas tecnologias sustentáveis, como lâmpadas LED e telhas de policarbonato, itens que ajudam a reduzir o consumo de energia, ou reaproveitamento de águas de chuva.

Sustentabilidade gera eficiência

A preocupação com aspectos ambientais deixou de ser acessória quando se trata de gestão. Hoje, essa é não apenas uma demanda dos consumidores, como também uma necessidade de mercado. Aqueles que privilegiam esses aspectos, não só poderão reduzir seus custos, como também poderão encontrar mais oportunidades de negócio.

Empresas com certificações de qualidade passam a ter maior valor agregado sobre transporte e armazenamento. O investimento em tecnologia e em processos ecológicos hoje, pode significar ampliação de margem de lucro ou consolidação de diferenciais de mercado, o que não é pouca coisa em um momento tão competitivo como o atual.

…..

Quais são os indicadores mais importantes para o seu negócio na hora de avaliar a eficiência do seu centro de distribuição? Você sabia que é possível reduzir custos escolhendo locais com infraestrutura compartilhada? Consulte-nos e conheça quais são as oportunidades que disponibilizamos para o seu negócio.