6 dicas para melhorar o prazo de entrega de sua empresa

Imagem de pessoa com caixa com tempo de entregaA entrega de um produto sempre gera expectativa por parte do cliente, afinal este é momento em que ele tem o contato direto com a empresa. Quando o prazo não é cumprido, certamente haverá decepção e reclamações. Porém, o contrário também pode mostrar eficiência e compromisso por parte da empresa, contribuindo diretamente na fidelização do mesmo.

Se seu problema está em melhorar o prazo de entrega, saiba que este assunto deve ser tratado de maneira urgente. Isso porque podemos afirmar que a logística é um ponto decisivo para a experiência do consumidor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que sua empresa ganhar a confiança de seus clientes e se destacar quando o assunto é tempo de entrega. Confira!

6 dicas para melhorar o prazo de entrega

1 – Cumpra o prazo prometido

Este é um item fundamental para conquistar a confiança do cliente. Não faça promessas irreais apenas para fechar uma venda. Por isso, busque ter certeza do limite viável de quando o produto chegará ao endereço da pessoa. É melhor combinar um período maior e surpreender o consumidor ao receber a mercadoria antes do que gerar desconforto com o atraso.

2 – Faça uma gestão de estoque eficiente

Um estoque organizado vai contribuir diretamente para você melhorar o prazo de entrega em sua empresa. Saber acomodar corretamente os produtos com maior ou menor giro no local é muito importante, pois reduz o tempo de movimentação e aumenta a produtividade.

Outro ponto importante é que o estoque virtual deve sempre estar atualizado com o físico, para que a empresa não corra o risco de um cliente se frustrar ao pagar por um produto que não está disponível.

3 – Utilize a tecnologia para acompanhar a carga

O uso de tecnologia no acompanhamento das cargas pode ajudar a otimizar o processo de entrega, visto que é possível gerir melhor a logística. Em caso de imprevisto, o gestor consegue estabelecer uma nova estratégia. Além disso, é possível medir indicadores de desempenho, garantindo um diagnóstico preciso de todo o sistema.

4 – Tenha parcerias e fornecedores de qualidade

Contar com parcerias e fornecedores de qualidade, tanto para o transporte quanto para o armazenamento dos produtos pode melhorar o prazo de entrega de suas mercadorias. Desta maneira, você terá certeza de que ninguém te deixará na mão e seus produtos estarão seguros, bem armazenados e chegarão no tempo certo para o cliente. 

5 – Mantenha a comunicação com o cliente

 A espera e a ausência de informações sobre o caminho percorrido pela mercadoria pode prejudicar a imagem que o cliente tem da sua empresa. Por isso, é fundamental considerar todo o processo de compra como parte da experiência do consumidor. 

Uma boa opção é o oferecer o acompanhamento on-line, em que a pessoa fica informada do passo a passo da entrega. Com isso, a empresa mostra transparência e preocupação do seu negócio para com o cliente.

6 – Tenha um bom layout de armazém

Isso mesmo, até o layout do armazém pode melhorar o prazo de entrega de sua empresa! Quando feito da maneira correta, a disposição otimizada dos produtos traz mais assertividade na sua estocagem e no seu controle. 

Sendo assim, podemos dizer que tudo funciona perfeitamente quando há boa organização nos corredores de um armazém. O resultado é agilidade, segurança e máxima eficiência na entrega dos produtos.

 Gostou das dicas para melhorar o prazo de entrega de sua empresa? Então confira muitas outras sobre logística e otimização de processos em nosso blog!