O que são condomínios logísticos e como eles podem reduzir custos no seu negócio?

condominio logistico

Desde o início da década de 90, quando houve uma maior abertura na economia brasileira, empresários e transportadores passaram a buscar soluções que pudessem dar conta de melhor atender o aumento na demanda de serviços logísticos.

Foi nesse período que surgiram no país os primeiros projetos de condomínios logísticos. Esse conceito ganhou forma e popularidade ao longo dos anos e hoje é visto por muitos como uma solução inteligente, capaz de reduzir custos e proporcionar maior segurança para todos os envolvidos na cadeia produtiva.

O que são condomínios logísticos?

Imagine um condomínio residencial. Nele, as dezenas de famílias que habitam o local compartilham custos de infraestrutura, segurança e demais despesas comuns que, se fossem consideradas individualmente, inviabilizariam o custo de moradia.

Os condomínios logísticos seguem a mesma lógica. A ideia aqui é oferecer uma construção imobiliária, dotada de infraestrutura de segurança, mobiliário e operacionalização, em áreas próximas dos grandes centros urbanos, e que possam se adequar às necessidades dos mais diversos tipos de empresa.

Algumas companhias necessitam de galpões maiores para armazenar grandes quantidades de produtos. Outras precisam de espaço de manobra mais amplo para operações de crossdocking. O fato é que todas necessitarão de segurança, infraestrutura de rede e internet, espaço para reuniões, banheiros, refeitórios e outros itens essenciais para o funcionamento logístico desses ambientes.

A diferença é que em vez de os custos serem todos pagos por uma única empresa, aqui as despesas comuns são rateadas entre os condôminos. Esse resulta na possibilidade de oferecer uma infraestrutura melhor a um custo mais acessível, algo que no final das contas resulta em redução de custos para todas as partes envolvidas.

As principais vantagens dos condomínios logísticos

Há diversas vantagens que podem ser mencionadas quando falamos de condomínios logísticos. Logicamente, há que se considerar as necessidades e os desafios de cada empresa na redução de custos com transporte e armazenamento, mas em linhas gerais podemos destacar os seguintes aspectos.

Localização favorável

A locação de grandes áreas de armazenamento em regiões próximas dos grandes polos industriais ou de rodovias costuma ser muito mais cara do que a de terrenos em regiões mais afastadas. Muitas vezes, o custo operacional pode ser inviável para empresas de médio ou grande porte.

As companhias que buscam a melhor relação custo-benefício entre localização e operacionalização frequentemente encontram nos condomínios logísticos uma forma de reduzir custos diretos e indiretos, ganhando tempo no manuseio de encomendas.

Rateio de despesas comuns

Outro aspecto bastante vantajoso é o rateio de despesas comuns. Como já mencionamos, aspectos de infraestrutura, limpeza, manutenção e segurança representam uma grande parcela dos custos operacionais de um depósito. A partir do momento em que eles são rateados para todos, o custo individual cai, sem que ocorra perda na qualidade do serviço prestado.

Aliás, é justamente o contrário que acontece. Por não precisar cortar custos nesses quesitos, é possível manter um padrão mais alto de segurança e infraestrutura, elevando a excelência dos serviços usufruídos sem que isso pese de forma significativa no orçamento. Além disso, há a possibilidade de adicionar serviços ao local com o passar do tempo, como salas de reunião, restaurantes e até mesmo dormitórios.

Facilidade de expansão

Empresas em fase de crescimento nem sempre necessitam de grandes infraestruturas. Porém, depois de um certo tempo, pode ocorrer aumento de demanda e nem sempre é possível expandir quando se está em um galpão próprio. Os custos com mudanças podem encarecer a operação e comprometer o desempenho logístico.

Já em um condomínio logístico, as chances de conseguir expandir, se necessário, de forma quase que imediata aumentam consideravelmente. Assim, a empresa permanece no local, não tem despesas com mudanças ou construção de nova infraestrutura e mantém a operação ativa sem nenhum prejuízo.

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A sua empresa já pensou em recorrer a um condomínio logístico como forma de reduzir os custos operacionais? Você conhece todas as vantagens que esse tipo de alternativa oferece? Consulte-nos e conheça quais são as oportunidades que disponibilizamos para o seu negócio.