Principais desafios enfrentados na armazenagem

Warehouse worker writing down inventory report on products in la

Não existe gestão eficiente sem um cuidado especial com a logística de processos. Dentre os aspectos que precisam ser considerados no planejamento logístico, os desafios de armazenagem são pontos críticos essenciais para o bom andamento dos negócios.

Superar os desafios na armazenagem garante todos os envolvidos:

  • Mais velocidade nos processos produtivos e comerciais;
  • Menos desperdício de produtos, materiais e esforços;
  • Maior aproveitamento do potencial de lucro da empresa;

A seguir, falaremos sobre os principais desafios na armazenagem e explicaremos como funciona a armazenagem logística.

Principais desafios de armazenagem logística

Como funciona a armazenagem logística?

A armazenagem logística é um modo de organização que garante o acondicionamento de todos os produtos de uma empresa. Isso envolve tanto aqueles que vão para as vendas, como os que ainda serão utilizados dentro do processo produtivo.

Como podemos ver, ela afeta setores cruciais para a lucratividade do negócio. Por exemplo:

  • Os profissionais das vendas, que devem ter disponibilidade e acesso aos produtos oferecidos;
  • Os clientes, que devem receber seus produtos corretamente e dentro do prazo estipulado;
  • Os profissionais de produção, que devem ter insumos e matéria prima para desenvolver os produtos.

Somado a isto, está a necessidade de um bom controle de estoque. Um dos desafios da armazenagem é ter um processo rastreável, de modo a saber quando fazer novas compras, solicitar produtos etc.

Por esse motivo, a armazenagem logística garante as condições ideais para manter a qualidade dos itens armazenados. Além disso, controla as informações de entrada e saída de produtos. É também a área de Logística que fornece dados de estoque para auxiliar a gestão.

Quais são os principais desafios de armazenagem logística?

Percebe o impacto que esses fatores geram em sua empresa? Então, conheça os principais desafios de armazenagem logística enfrentados:

  • Controle e organização do estoque

Manter o estoque organizado é fundamental para a administração de um negócio.

Em primeiro lugar, o espaço disponível precisa ser adequado para o número de produtos a serem estocados. Cabe a organização logística fazer o melhor aproveitamento do ambiente para alocar com segurança o maior número de itens possível.

Somente assim, você garante que as compras serão planejadas corretamente e que as vendas serão entregues no prazo estabelecido.

  • Conservação dos produtos

É um desafio da armazenagem logística garantir a integridade e conservação dos produtos. Os estocados não podem ser danificados, contaminados, nem sofrer qualquer outro tipo de situação que os desvalorize.

A logística deve considerar as datas de validade dos perecíveis e também condições necessárias para cada tipo de produto.

  • Separação dos produtos para despacho

A organização logística na separação dos produtos para despacho resulta em entregas certeiras. Elas poupam tempo de carregamento e diminuem significativamente as chances de devolução do produto ou reentrega.

  • Redução de custos

Como um resultado natural da otimização de processos, vencer os desafios da armazenagem logística traz a redução de custos. Afinal, os trabalhos serão realizados com mais agilidade, eficiência e planejamento.

Na Capital Realty, temos experiência nesse assunto e alocamos espaços seguros dentro de condomínios logísticos. Caso queira saber mais, clique aqui e fale conosco!