Quais são as áreas de especialização mais importantes para os profissionais de logística?

O setor de logística é uma das áreas mais dinâmicas do mercado de trabalho. Praticamente todos os dias surgem novas tecnologias que modificam a forma como os profissionais executam suas atividades, o que requer constante atualização.

Felizmente, boas opções de qualificação não faltam. Cursos superiores, especialmente na modalidade EAD, cursos de pós-graduação e extensões técnicas estão entre os itens com maior oferta. Compreender quais são as necessidades do mercado é o primeiro passo para apostar nas melhores escolhas para valorizar o seu currículo.

Entretanto, embora diferentes setores ofereçam diferentes opções, algumas áreas têm maior demanda ou valorização no contexto atual. Listamos aqui algumas das mais importantes para os profissionais de logística.

Supply Chain Management

Supply Chain Management ou gestão de cadeia de suprimentos é uma das funções mais importantes para os profissionais que atuam na área de logística. Independentemente da modalidade de negócio, tornar processos mais rápidos e eficientes, reduzindo os custos operacionais, é algo que faz parte das metas de qualquer empresa.

Os cursos de especialização nesse segmento costumam ser mais práticos do que teóricos, enfocando em soluções que impactam o dia a dia de quem já atua na área. Mais do que aspectos conceituais, é fundamental que o profissional se mantenha ligado às novas tecnologias e às metodologias empregadas por empresas de sucesso no segmento.

Sustentabilidade 

A chamada “logística verde” é outro tema que está em alta. As empresas têm buscado soluções que combinem eficiência e produtividade com respeito ao meio ambiente, mas por se tratar de um tema relativamente novo faltam profissionais qualificados com expertise nessa área. Muitos que atuam no setor têm experiência prática, mas falta formação teórica.

Profissionais que tenham intenção de atuar em grandes empresas, especialmente nas multinacionais, podem encontrar nesse segmento uma ótima oportunidade de crescimento na carreira. Como o tema “sustentabilidade” não deve sair da pauta tão cedo, você pode se destacar ao implantar estratégias como essa em sua companhia.

Comércio Exterior

O ramo de logística sempre andou lado a lado com a área de Comércio Exterior. É comum que profissionais de uma área atuem em outra ou que as equipes sejam compostas por membros de ambas as áreas. 

Hoje, muitas empresas veem na exportação uma forma de encontrar novos públicos e ampliar as demandas. Por essa razão, ter domínio sobre os trâmites legais de importação e exportação pode ser um diferencial de mercado significativo para empresas que queiram explorar novos mercados. Profissionais com qualificações em ambas as áreas têm mais chances de se tornarem gestores.

Gestão de transportes

A busca pela eficiência não se limita apenas aos processos, mas também se aplica às rotas de entrega. Empresas que monitoram seus veículos e acompanham dados estatísticos detalhados do desempenho da frota conseguem fazer manutenções preventivas e reduzir os custos com despesas mecânicas.

Além disso, a eficiência em termos de rotas não significa apenas escolher caminhos mais curtos ou mais rápidos. Dados como desgaste dos pneus e consumo de combustível também devem entrar nessa equação de maneira que todo o conjunto seja beneficiado. Compreender como se faz essa gestão e quais ferramentas utilizar é um diferencial que pode torná-lo um profissional mais completo.

…..

Além das áreas logísticas com maior potencial de mercado, os profissionais de logística devem estar atentos também a algumas soft skills. Boa comunicação, proatividade, liderança e flexibilidade para se adaptar a diversos papeis são habilidades desejáveis em qualquer profissão, mas com valor ainda maior no ramo de logística. Invista em você para se tornar um profissional ainda melhor.