6 tendências do mercado de logística em 2020

Com a chegada de 2020, as empresas usam os primeiros meses do ano para fazer o planejamento. Parte central dessa preparação é pensar na logística. E para se destacar, é importante estar ligado nas principais tendências do mercado.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais o digital e a hiperconectividade fazem parte do dia a dia das empresas. No setor logístico não é diferente. Para te ajudar a se preparar para o ano que se inicia, neste post trazemos 6 tendências do mercado da logística em 2020.

Confira 6 tendências de logística para 2020

  1. Tecnologia Blockchain

Tecnologia que surgiu no sistema financeiro com o advento das criptomoedas, a Blockchain apresenta muito potencial para o setor logístico em 2020. 

A Blockchain é um sistema de compartilhamento de dados descentralizado e ultrasseguro. Aplicada à logística, ela garante segurança para todos os envolvidos, do comprador ao entregador final.

Usando a mesma rede, todos têm acesso às informações de todas as etapas do processo: compra, expedição, transporte e entrega final. Otimiza não só as saídas e entregas de produtos, como o atendimento ao cliente.

  1. Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas, ou IoT, é a conexão entre aparelhos e sensores inteligentes numa rede única. Ela possibilita a troca de informação diretamente entre equipamentos e sistemas operacionais. Assim a IoT otimiza processos que antes dependiam do intermédio humano para serem realizados.

  1. Rastreamento via Radiofrequência

Outra tendência de logística para 2020 é o rastreamento via radiofrequência. O sistema, por funcionar através de ondas de rádio, permite monitorar a frota em túneis e subsolos.

Além disso, ao contrário do sistema por satélite, a radiofrequência não sofre interferência de inibidores de sinal. Isso garante segurança ao gerente da frota e permite um controle mais preciso dos translados.

  1. Inteligência Artificial

Uma das principais tendências no setor de logística para 2020 é a ampla adoção de sistemas de Inteligência Artificial. Se aliada a sistemas integrados de armazenagem e manejo de dados via nuvem, a Inteligência Artificial oferece muitas vantagens ao empresário do setor.

A principal delas é a coleta e análise de dados sobre os processos logísticos da sua empresa e detecção de padrões com potencial de otimização. A aplicação de IA vai desde traçar melhores rotas para entregas, até reorganizar o layout do seu estoque.

  1. Dispositivos Autônomos

A expansão do uso dos dispositivos autônomos é uma das tendências para se ficar de olho no próximo ano. 

A tecnologia de caminhões autônomos já é uma realidade e vem provando ser mais econômica e segura, com impacto menor ao meio ambiente. Ainda que um pouco distante da realidade brasileira, é uma tecnologia que merece atenção de quem quer pensar sua logística para o futuro.

Outra opção é a entrega via drone. Ainda que muito restrita pela limitação de tamanho, peso e localização, a utilização dos drones pode otimizar entregas menores ou até processos internos da empresa, como o envio de documentação.

  1. Análise Inteligente de Dados

Os sistemas de Analytics são essenciais para o empresário que quer se destacar no mercado de logística em 2020. Eles colocam os dados no centro das operações, aumentando eficiência e reduzindo custos.

A aplicação de sistemas autônomos de análise e gerenciamento num centro de distribuição, por exemplo, aumenta a eficiência das tomadas de decisão. Ao calcular as variáveis de cada etapa de forma unificada, os custos são reduzidos e toda a cadeia produtiva se aperfeiçoa.

O empresário que está sempre de olho nas tendências do mercado de logística já fica um passo à frente na evolução do seu negócio. 

Em 2020, seguiremos trazendo conteúdo de alta qualidade sobre o setor de logística. Não deixe de acompanhar em nosso blog!