Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

4 motivos pelos quais você deveria investir em localização estratégica para logística

06 de fevereiro de 2018

4 motivos pelos quais você deveria investir em localização estratégica para logística
4 motivos pelos quais você deveria investir em localização estratégica para logística Não é simples escolher o local certo para suas operações logísticas. Mas, é essencial entender que a localização estratégica para logística é algo que reduz custos e aprimora resultados. Nesse texto, você verá 5 benefícios de investir na localização perfeita para as suas operações de logística.

Conheça os principais benefícios de investir em localização estratégica para logística

1.  Redução de custos de transporte

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, o transporte representa cerca de 38% do custo da operação de logística.  É necessário ficar próximo dos canais de produção, distribuição e escoamento. Além disso, ao ter uma localização adequada, você pode reduzir esses custos em mais de 60%, segundo a mesma pesquisa.

2.  Mais segurança na armazenagem dos seus produtos

Muitas vezes, ao pensar em redução de custos, empresas investem em armazéns precários para manter seus produtos. Assim, a economia é perdida em custos extras com a segurança dos produtos e manutenção do armazém. Não cometa esse erro. Algumas das empresas mais modernas estão em condomínios logísticos. Isso porque os custos com a contratação de empresas de segurança é compartilhado entre todos os ocupantes do condomínio, o que permite uma grande redução de custos.

3.  Ajuda a expandir a operação

Usando a localização estratégica para logística, você amplia a escalabilidade do seu negócio. A estrutura adequada para os seus negócios ajuda a expandir ou retrair as suas operações, sem ter problemas com capacidade ociosa. Uma boa solução é optar por um condomínio logístico. A diferença deste para um armazém isolado é a possibilidade de  aumentar o espaço ocupado de acordo com as necessidades da sua empresa, para isso basta que o condomínio tenha módulos disponíveis para ocupaçãoCom galpões modulares, se a economia estiver favorável, você pode alugar um novo módulo - e devolvê-lo caso esteja com alguma dificuldade.  Dessa forma, os custos de reduções ou expansões ficam menores, e a possibilidade de mudança de um dia para o outro é mais simples.

4.  Aumenta a qualidade e o valor agregado do produto

Nesse sentido, vale lembrar que ter um local impecável para transporte, armazenamento e distribuição é algo que aumenta o valor agregado do seu produto. Assim, você conseguirá diminuir os problemas de estoque e zerar as perdas na cadeia de suprimentos. Leve em consideração fatores como:
  • tamanho;
  • altura do pé-direito;
  • piso;
  • layout;
  • estrutura de docking e cross-docking;
  • facilidade de acesso;
  • espaço para manobras;
  • segurança.
Não esqueça: dois dos quatro  fatores que formam o preço de um produto têm a ver com a logística. Se a logística estiver adequada, você tem um produto adequado. Ao considerar todos os fatores acima, observe o impacto de cada um deles no custo de suas operações. Após perceber isso, projete os benefícios que virão ao zerar as perdas. Você verá o quanto uma estrutura adequada terá impactos positivos no seu negócio. Leia também: Por que a localização do condomínio é tão importante para sua operação? Gostou desse artigo sobre localização estratégica para logística? Confira mais informações sobre logística lendo outros artigos do nosso blog!  

LEIA MAIS