Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Logística integrada: o que é e quais os seus benefícios

24 de abril de 2018

Logística integrada: o que é e quais os seus benefícios
o que é logística integrada Quem trabalha com logística, sabe que essa área abrange todos os demais setores de uma empresa. Se estes acreditam nos benefícios e no potencial da união e da interatividade, isso facilita a entrega de um produto em boas condições para o usuário final. No entanto, muitas vezes, a logística integrada de uma empresa não sai do papel. Todos sabem a importância, no campo teórico. Mas, poucos conseguem colocá-la em prática. Afinal, o que é logística integrada? Quais benefícios ela apresenta no ambiente organizacional? Entenda como funciona esse modelo e/ou de que forma isso ajuda negócios no dia a dia:  

Logística integrada: o que é?

É um conceito que estimula, em todos os setores da empresa, a coesão e a interação entre as pessoas e os processos de trabalho. Antigamente, as atividades de logística se resumiam a gerenciar estoques, materiais e o transporte destes. Era uma época na qual estava em vigor a ideia de “linha de montagem”. Na qual, em uma empresa, cada setor aperta um determinado parafuso do produto final. Com o aumento do fluxo de informações, esse conceito ficou datado. Hoje, a logística permite gerenciar com eficiência a cadeia produtiva. A ideia de entender o que é logística integrada traz uma visão holística para esse trabalho, envolvendo a origem do produto até o consumidor final.  

Quais os benefícios da logística integrada?

1) Controle total sobre os fluxos e processos

O controle do início ao fim de cada processo, faz uma grande diferença. Quando a empresa trabalha com o método de logística integrada, o departamento responsável passa a ter uma ideia geral de todos os fluxos, o que permite reduzir perdas e danos e otimizar as entregas.  

2) Aumento no foco das áreas não diretamente relacionadas

Vamos combinar: todas as áreas de uma empresa têm atividades diretamente relacionadas à logística. Desde a entrega de pequenos materiais até a organização de equipamentos de trabalho. Com isso, funcionários de diversos setores levam mais tempo para aprender - às vezes, do zero - processos que poderiam ser bem mais organizados. Quando a logística integrada se faz presente, as áreas podem focar na execução de seus trabalhos. Os responsáveis e especialistas cuidam dos processos e identificam onde determinados materiais podem ser realocados. É um tipo de benefício que abrange a organização por inteiro.  

3) Melhora na produtividade

A melhora do foco dos departamentos impacta também na produtividade. Além disso, uma logística integrada reduz custos, aumenta o valor agregado dos produtos e aumenta a competitividade das empresas. Isso também evita que o mesmo trabalho seja realizado duas vezes, distribuindo as demandas de acordo com as capacidades de cada área.  

Como aplicar logística integrada numa empresa?

A gestão da logística integrada pode ser dividida em três partes, que precisam estar em sincronia total para que os processos tenham êxito:

Logística Inbound

Controla o fluxo de materiais para o abastecimento da cadeia de suprimentos. Nessa parte, está toda a estratégia de recebimento, transporte e armazenagem da matéria prima; além do retorno das embalagens. Ou seja, é uma área responsável por informações relativas a fornecedores, benefícios, perdas e processos.  

Logística Industrial

Regula, internamente, a linha de produção. Sendo assim, tudo o que há dentro da empresa. Além do controle do transporte e dos materiais que forem encaminhados e/ou processados.  

Logística Outbound

Diz respeito à entrega do produto para o consumidor final e ao relacionamento da empresa com o mesmo. De maneira simplificada, representa o produto pronto e como ele chega nas casas das pessoas. Nesse ponto, controle e gestão de pós venda são essenciais. -- Agora que você já sabe o que é logística integrada, quer descobrir mais? Continue no blog da Capital Realty!

LEIA MAIS