Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Planejamento anual de logística para otimizar os processos de sua empresa

16 de abril de 2018

Planejamento anual de logística para otimizar os processos de sua empresa
planejamento anual de logística Não há dúvidas de que a logística é uma parte fundamental na otimização de processos empresariais. Um planejamento anual de logística, por exemplo, evita imprevistos que decorrem da falta de atenção aos cronogramas e prazos. É por esse motivo que você precisa conhecê-lo e aplicá-lo na sua rotina. Aprenda, nesse texto, como começar!  

Por que o planejamento anual de logística é importante?

A excelência no transporte de cargas é um grande diferencial competitivo. Quando as empresas apresentam eficácia nesse aspecto, ocorre aumento da produtividade e redução dos custos. Quando o planejamento anual de logística é feito de forma eficiente, todas as frentes da empresa são focadas para cumprir metas, escalonadas mês após mês. Essas metas ajudam a ter uma noção maior de quais são os gargalos, o que precisa ser melhorado e dão uma margem considerável de tempo. Compensando, dessa forma, possíveis obstáculos com ações mais pontuais, além de resolver os problemas nas áreas de baixo desempenho.  

Quais são os 3 pontos necessários para um planejamento anual de logística eficiente?

  1. Total controle dos processos. É importante que todos os processos de logística possam ser visualizados e mensurados, de acordo com as necessidades. Além de evitar surpresas desagradáveis, isso permitirá a você ter um panorama adequado do que é necessário para cada setor, em cada tempo.
  2. Harmonia entre gerência e operação. As atividades gerenciais e operacionais da sua empresa precisam estar em perfeita harmonia, trabalhando de forma conjunta. Isso significa equilibrar as atividades entre os funcionários da empresa para evitar que alguns fiquem sobrecarregados e outros ociosos. Da mesma forma, construir um ambiente humanizado é fundamental.
  3. Conhecimento aprofundado da empresa. Você só vai conseguir planejar de forma adequada se conhecer todos os processos por dentro - ou estiver assessorado por pessoas que conheçam.
 

Como realizar o planejamento anual de logística?

1ª fase: aplicar o diagnóstico

Faça uma análise detalhada da sua empresa, reconhecendo as diretrizes adequadas aos objetivos que a mesma pretende alcançar. Identifique pontos fracos, fortes, onde é possível melhorar, onde a melhora pode demorar mais tempo, o que cortar e o que acrescentar.

2ª fase: identificar os gargalos

No planejamento anual de logística, identificar gargalos é essencial para que você saiba onde estão os defeitos em cada parte do processo para poder antecipar-se a eles. Dessa forma, você evita soluções imediatas e prejudiciais.

3ª fase: definir os critérios de avaliação

Ao definir os critérios de avaliação em um planejamento anual de logística, você precisará estabelecer metas para diminuir esses dois critérios. Ao mesmo tempo, é importante ter softwares de acompanhamento, a fim de visualizar com mais clareza o que é necessário. __ Quer saber tudo sobre logística? Acesse o blog da Capital Realty!

LEIA MAIS