Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Centro de distribuição e logística: 5 dicas para otimizar

por Capital Realty | 27/03/2020 | Blog

Otimizar as demandas do centro de distribuição e logística é uma das prioridades para toda estratégia de gestão de armazenagem. Isso é o que garante a fluidez na cadeia logística, melhora a qualidade do serviço e reduz desperdício de recursos.

Continue a leitura e confira 5 dicas para otimizar um centro de distribuição e garantir melhores resultados na operação!

Otimize a operação com o galpão logístico ideal para sua empresa

O que é centro de distribuição?

O centro de distribuição é um espaço com infraestrutura especialmente destinada a receber, movimentar, armazenar, separar e expedir os produtos. As vantagens do centro de distribuição são inúmeras, mas eles devem estar localizados estrategicamente para aumentar a agilidade, eficiência e a qualidade das operações logísticas.

Como funciona um centro de distribuição?

O centro de distribuição é útil para empresas que necessitam de uma base para todo sistema de cadeia de distribuição de seus produtos. Todo o processo de armazenagem de estoque é organizado e otimizado em um mesmo local, possibilitando um atendimento mais ágil e eficiente para o consumidor final.

1 – Recepção

A rotina de uma operação em centro de logística começa com a etapa de recebimento das mercadorias comercializadas. Nessa fase inicial é possível contar com softwares específicos que facilitam na conferência e organização da carga.

2 – Movimentação 

Essa etapa exige estratégia e eficiência no manuseio para encontrar a melhor forma de dispor a mercadoria no centro logístico. Por isso, o recomendado é o uso de ferramentas como empilhadeiras para auxiliar no processo.

3 – Armazenamento

A armazenagem deve ser feita de acordo com o perfil de mercadoria, produtos frágeis ou perecíveis exigem um cuidado especial. A carga permanece nessa etapa até serem liberadas para a separação e o despacho.

4 – Separação

Essa etapa é também conhecida como picking, pode ser desenvolvida com auxílio de ferramentas tecnológicas para fazer uma coleta de mercadorias mais ágil e eficiente.

5 – Envio

A última etapa de uma rotina no centro de distribuição é também considerada uma das mais importantes, pois exige a conferência exata de todos os pedidos e a realização perfeita da entrega.

Vantagens de um centro de distribuição e logística otimizado

São muitos os benefícios que uma operação logística pode garantir ao alugar um centro logístico para armazenar, organizar e distribuir sua carga, tais como:

1. Centralização da demanda

Centralizar a operação em um condomínio logístico facilita o processo de depósito e coleta, tornando toda a cadeia logística mais ágil e eficiente, pois favorece o controle de entrada e saída dos estoques.

2. Agilidade na entrega

Centros de distribuição logísticos são grandes aliados na operação devido à localização estratégica, produtos facilmente localizados, estoque organizado e viabilidade de processos mais ágeis. Todos os processos que favorecem a agilidade da entrega para o consumidor final.

3. Controle de estoque

A infraestrutura do centro de distribuição otimiza toda a cadeia logística de uma operação, permitindo que todos os produtos fiquem armazenados em um mesmo local. Desse modo, facilita a organização e reduz extravios e/ou prejuízos.

Dicas para otimizar um centro de distribuição e logística

Confira como montar um centro de distribuição de logística com 5 dicas valiosas para otimizar sua operação. 

1 – Estude o layout do centro de distribuição

Em muitas ocasiões, o simples fato de dispor os itens armazenados de uma maneira diferente já pode resultar em uma operação mais dinâmica. Quando a organização é realizada de maneira inteligente, a entrada e saída de mercadorias ocorre com mais agilidade e menos equipamentos podem ser envolvidos nos processos. O primeiro passo é conhecer muito bem a infraestrutura física disponível e, a partir dela, montar um layout que esteja de acordo com as práticas mais modernas de gestão de armazenamento. Observe fatores como giro dos produtos e sazonalidades. Aqueles com maior saída devem ser os mais fáceis de armazenar e distribuir.

2 – Utilize softwares de gestão

É praticamente impensável realizar armazenamento de produtos de forma eficiente hoje sem recorrer a softwares de gestão. Eles permitem a automatização de processos, reduzindo falhas operacionais e aumentando a produtividade dos operadores. Em médio e longo prazo, os benefícios justificam os investimentos. Em se tratando de logística de centros de distribuição existem vários tipos de ferramentas. São sistemas ERP, WMS e TMS modulares que podem ser customizados sob medida para cada tipo de negócio. Há opções com valores acessíveis no mercado e mesmo empresas de pequeno e médio porte podem se beneficiar dessas tecnologias.

3 – Não distribua sem roteirização

Quando um veículo deixa o centro de distribuição com mercadorias para serem entregues aos clientes, é de suma importância que ele tenha um roteiro claro e otimizado dos pontos pelos quais passará. O não planejamento de rotas de entrega é um dos principais responsáveis por aumentar os custos desse processo. Muitas empresas optam por centros de distribuição em locais mais afastados, com aluguéis menores, mas na prática acabam gastando mais com deslocamentos desnecessários. Considere rever a relação custo-benefício do seu pavilhão e compare-a com a dos condomínios logísticos. Você poderá se surpreender ao descobrir que infraestruturas melhores podem pesar menos na sua operacionalização.

4 – Faça inventários cíclicos

armazenagem não deve ser um processo estático. O dinamismo do mercado faz com que as soluções que se mostram as mais adequadas hoje não sejam, necessariamente, as melhores alternativas nos meses seguintes. Portanto, rever processos e realizar inventários cíclicos é fundamental para redefinir prioridades. Ao fazer isso, leve em consideração questões sazonais. Aproveite-se de períodos com menor volume de trabalho externo para ampliar o controle sobre os seus produtos. Considere fazer esses inventários pelo menos uma vez a cada trimestre. Integre os dados obtidos com o departamento de compras.

5 – Estabeleça indicadores e busque melhoria contínua

Só é possível analisar a eficiência do seu trabalho se houver indicadores claros que mensuram a qualidade e o desempenho do serviço prestado. Assim, o primeiro passo é definir quais são os KPIs importantes e definir as metodologias que serão utilizadas para obtenção desses dados. A partir disso, faça reuniões regulares com os seus gestores e analise os dados, buscando sempre melhoria contínua. Lembre-se: não é porque algo funciona bem hoje que ele será a melhor opção daqui seis meses. A melhoria contínua passa pelo entendimento dos processos e pela busca de aparar arestas mesmo quando o impacto delas sobre o negócio como um todo parece pequeno.

Conte com a eficiência dos centros de distribuição


Centros de distribuição para armazenagem garantem que sua empresa tenha um processo logístico mais eficiente e ágil, por isso, na hora de escolher, opte por centros de distribuição seguros, bem localizados e que atendam a todas as suas necessidades, como os condomínios logísticos da Capital Realty. Entre em contato e conheça todas as oportunidades que disponibilizamos para o seu negócio.

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.