
FIFO: o que é e como funciona esse sistema de armazenamento
23 de março de 2021

15 de junho de 2022
A escolha de um bom galpão logístico para alugar precisa levar em consideração todas as necessidades da sua operação, desde localização estratégica, infraestrutura do local, usabilidade, uso de tecnologias e mais. São esses e outros requisitos que vão definir qual galpão logístico de alto padrão que irá melhor atender a necessidade da sua produção, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança.
Os tipos de galpões logísticos podem variar dependendo do tamanho da operação, o tipo de produto comercializado, de que maneira é feita a armazenagem, entre outros requisitos. Entre as opções disponíveis no mercado, os mais conhecidos são:
É um tipo de galpão com montagem simples, feito com chapas de ferro ou tubulações, próprio para locais menores ou aumento interno de uma operação logística. É uma estrutura muito utilizada para operações que demandam depósitos menores, montados de forma temporária, com a recomendação de até 225 m².
A estrutura de galpão logístico em lona tem como principal característica a possibilidade de garantir a cobertura de grandes espaços, com amplitude e bom aproveitamento. Normalmente montado por um sistema de vigas, os galpões de lona costumam armazenar cargas de produtos agrícolas, industrializados, entre outros tipos de mercadoria não perecíveis.
Esse tipo de estrutura costuma ser mais simplificada, com uso de vigas ou metais, pois possui montagem flexível. O galpão pré-moldado é indicado para operações que demandam grandes espaços para estocagem de produtos e optam por armazenar no modelo de verticalização, como exemplo empresas de materiais de construção, ferramentas, etc .
Esse tipo de estrutura é conhecida pela funcionalidade acústica e climatização do ambiente. Por isso, os galpões em arco são indicados para regiões onde há chuva com frequência e o clima é mais úmido, pois a estrutura é própria para facilitar o escoamento, evitando possíveis infiltrações que prejudiquem a carga armazenada.
Nesse tipo de estrutura existem os vãos simples ou múltiplos. É caracterizada pelo conceito de degraus na montagem, feito para ventilar e iluminar com luz natural a área interna das estruturas onde estão armazenados os produtos.
A eficiência e o sucesso de uma operação logística que atua no transporte de cargas é influenciada por vários fatores que impactam diretamente na organização e distribuição dos produtos. Por isso, na hora de escolher o galpão logístico ideal para a sua operação leve em consideração:
Pense que a sua operação terá mais eficiência e agilidade se estiver armazenada em galpões logísticos que possuem localização privilegiada, ou seja, ficam próximos de rodovias que dão fácil acesso a outros destinos, aeroportos e portos.
Analise bem a metragem do galpão logístico de acordo com a necessidade de armazenamento da sua operação. Considerar além da capacidade de estocagem, também a boa circulação entre os produtos, facilita a organização e a dinâmica do processo. Esse é um fator considerado fundamental em galpões logísticos de alto padrão, que valorizam o pé direito alto para um melhor aproveitamento dos espaços verticais e um fluxo de ventilação e iluminação natural.
Optar por centros logísticos que possuem conceito moderno em infraestrutura para armazenagem favorece a praticidade do dia a dia da operação. Pensando nisso, os galpões logísticos de alto padrão da Capital Realty contemplam local de estacionamento para veículos leves e pesados, opção de mezanino para escritório, restaurante, conveniência, espaço para descanso e muito mais.
Acesse para conhecer as características presentes em cada uma de nossas unidades
Galpões logísticos que favorecem o uso de novas tecnologias impulsionam toda a cadeia de suprimentos. Maquinários e equipamentos tecnológicos para auxiliar na operação possibilitam desde um mapeamento mais organizado de todos os processos da armazenagem, até o controle de estoques e abastecimentos.
Outra consideração importante na hora de escolher o tipo de galpão logístico que irá melhor atender a sua operação é se a qualidade do piso suporta o peso do estoque e dos maquinários que percorrem o centro de logística. Dependendo do perfil de carga, exigirá um piso resistente para evitar possíveis rachaduras ou problemas maiores, como desníveis e perda da carga. Além disso, caso a sua operação seja automatizada e faça uso de robôs, o piso poderá ser um fator decisório na aquisição de um armazém. Pois, um piso que não é bem nivelado, pode acabar demandando maior manutenção de transpaleteiras e empilhadeiras, gerando mais gastos para as operações.
Segundo pesquisa realizada pela Folha de S. Paulo, o setor de condomínios logísticos deu um salto de 88,67%, em uma comparação feita entre 2020 e 2021. Com o aumento de compras no meio online, alugar um galpão em condomínio logístico para armazenagem dos produtos tornou-se uma estratégia prioritária, agregando muitas vantagens para as grandes operações:
Investir no aluguel de galpão logístico favorece uma gestão mais eficiente e assertiva em todos os processos da cadeia produtiva de uma empresa. Isso porque em um galpão logístico é possível abrir caminhos para o uso de novas tecnologias, maior controle de estoques e equilíbrio nos abastecimentos para os pontos de venda.
Alugar um galpão em condomínios logísticos é mais econômico quando comparado com a montagem de estoques próprios, que envolve desde a compra de um espaço amplo, custo de construção e manutenção. Além disso, optar por galpões logísticos alugados tem a vantagem de escolher o tipo de estrutura, a localização, a estrutura oferecida, entre outros.
Uma das vantagens de investir em galpões logísticos de alto padrão é contar com toda a qualidade em infraestrutura, proporcionando mais eficiência e qualidade nas demandas e entregas da sua carga. Os galpões logísticos modernos são pensados e projetados para atender a cadeia de suprimentos de forma integral, garantindo desde a qualidade dos serviços prestados até o amparo para os colaboradores envolvidos no processo, como escritório, área de lazer, conveniência, etc.
Optar por deixar a carga armazenada em um centro logístico favorece a descentralização dos processos de estoques da sua operação, isso porque ao alugar um galpão logístico ganha-se mais espaço, comodidade, possibilidade de expansão, regiões mais estratégicas, além de mais eficiência em todos os processos da operação logística.
Pense que a carga da sua operação é o patrimônio de giro para a sua empresa, então, contar com a tranquilidade de manter seus produtos em segurança é uma prioridade entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Por isso, essa é uma das vantagens de alugar um galpão logístico que favoreça segurança para carga e trabalhadores, assim como prevenção de incêndio, sistema de câmeras, alarmes, entre outras tecnologias.
Na hora de escolher o melhor tipo de galpão logístico para a sua operação, conte com parceiras que possuem experiência no mercado de condomínios logísticos e podem fazer toda a diferença. A Capital Realty possui alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedades, com condomínios que oferecem infraestrutura completa. Conheça as nossas soluções e escolha uma mega estrutura para a sua empresa.
Leia também: Diferença entre sell in e sell out: entenda como isso afeta sua empresa