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Logística proativa: o que é e como utilizá-la a seu favor para reduzir perdas

28 de dezembro de 2020

Logística proativa: o que é e como utilizá-la a seu favor para reduzir perdas

Todas as empresas, por mais competentes que sejam e independentemente da área de atuação, estão sujeitas a problemas e falhas. Ainda que todas as companhias se esforcem para evitar que isso aconteça, eventualmente um consumidor pode se frustrar em decorrência de uma má experiência de entrega.

Se a perfeição é algo praticamente impossível, reduzir perdas e minimizar riscos se torna o melhor caminho para evitar que problemas maiores ocorram. E mais: antes que eles ocorram, sua empresa precisa ter planos de ação e reação para agir imediatamente caso alguma coisa saia do controle.

Logística proativa: antecipando soluções

Elaborar estratégias e prever ações a fim de evitar ou minimizar eventuais problemas que podem acontecer. Essa á principal premissa da chamada logística proativa. A ideia é que os gestores não esperem que os problemas ocorram para somente então pensar em uma decisão.

Quando algumas das principais falhas possíveis estão previstas em um planejamento, torna-se mais fácil tomar decisões rápidas e assertivas, evitando que os danos se tornem ainda maiores. Esse cuidado deve ser aplicado a qualquer tipo de negócio, mas no setor logístico em especial, que está sujeito a inúmeros imprevistos, estratégias de contenção de danos devem ser prioridade.

Um setor com a competitividade em alta

Somente no primeiro quadrimestre de 2020, muito em função da pandemia, o número de lojas virtuais cresceu mais de 400% no Brasil; as compras online acompanharam o ritmo e registraram volumes até 387% maiores se comparados ao mesmo período do ano anterior.

Se por um lado a demanda cresceu, o que é positivo para o setor como um todo, as exigências também aumentaram. Consumidores que transformaram as compras online em hábito tendem a ser mais exigentes com relação a prazos de entrega e rastreio de encomendas. Qualquer falha pode ser vista como intolerável, acarretando devoluções e prejuízos.

Como reduzir índices de reclamação?

Muitos consumidores tendem a “perdoar” os erros e atrasos em entregas quando são informados com antecedência sobre um determinado incidente. Obviamente, essa não pode se tornar uma regra, mas exceções terão menos impacto sobre a percepção dos clientes quando possíveis problemas são notificados a tempo.

A transparência na comunicação é vista como um diferencial. Se uma entrega atrasará um dia, criar mecanismos para informar o cliente, via e-mail ou mensagem de texto, de forma automática já é uma forma de contornar uma possível reclamação. Em outras palavras, prezar por um bom relacionamento é ser proativo e isso conta pontos em favor do seu negócio.

Ação (ou reação) deve ser rápida e eficiente

Cumprir prazos de transporte e entregar a mercadoria, seja ela qual for, em perfeitas condições continua sendo a premissa básica de um sistema logístico. Entretanto, por inúmeros fatores as coisas podem não sair como o esperado. Sendo assim, além de investir em controle de qualidade, mitigar erros e reduzir perdas é o passo seguinte.

Para definir estratégias antecipadamente, criando uma espécie de FAQ de resolução de problemas, presume-se que os processos estejam corretamente mapeados. Conheça suas operações, encontre os gargalos e pontos críticos e desenvolva soluções para ganhar tempo, quando possível.

Empresas logísticas que investem em tecnologia, como ferramentas de automação de registros e rastreio de encomendas, têm melhores condições de se antecipar aos problemas. Além disso, possui depósitos mais bem estruturados e mais bem localizados, como é o caso dos condomínios logísticos, pode ser um facilitador na ponta final da entrega.

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