Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

2021: principais tendências da Logística no Brasil para o novo ano

21 de dezembro de 2020

2021: principais tendências da Logística no Brasil para o novo ano

Especialistas das mais diversas áreas têm apontado 2021 como um ano de consolidação de mudanças. A pandemia de coronavírus impactou de forma significativa praticamente todos os mercados, modificando hábitos de vida e abrindo as portas para novos conceitos.

Em termos logísticos não será diferente. Especialmente no Brasil, o aumento das demandas em razão do crescimento do comércio eletrônico é um fator que não pode deixar de ser considerado. 

Novas empresas estarão no mercado, e a disputa será ainda mais acirrada. Aquelas que souberem se adequar melhor às novas tecnologias e às expectativas dos consumidores, certamente terão um diferencial competitivo significativo para a próxima década.

1. Automação e inteligência artificial

É praticamente impossível pensar em um sistema logístico competitivo se ele não estiver associado a um sistema digital eficiente. A digitalização reduz o tempo dispendido em processos, aumenta a capacidade e torna as cadeias de suprimentos mais dinâmicas. Desde o manejo de mercadorias ao planejamento de rotas, tudo passa por softwares de gestão.

Some a isso as ferramentas de automação e inteligência artificial, hoje acessíveis mesmo para as empresas de médio e pequeno porte, e o resultado é praticamente um caminho sem volta. A tendência é que o uso de tecnologia se acentue ainda mais no setor, e quem não se adaptar a essa realidade invariavelmente ficará para trás.

2. A era da cadeia de abastecimento circular

O modelo linear, no qual um produto sai da fábrica e chega às mãos do consumidor final, aos poucos dá espaço em algumas áreas a um modelo circular. Nesse caso, o produto depois de utilizado, retorna ao ponto de origem, visando o reaproveitamento da matéria-prima e reduzindo impactos no meio ambiente.

Empresas logísticas de diversas áreas já começam a se preocupar em manter sistemas ativos de coleta e retorno, como forma de oferecer diferencial para indústrias com processos fabris baseados em reciclagem. Cooperação entre operadores logísticos e empresas é um diferencial nesse quesito.

3. Entregas recorrentes

Muitas empresas de e-commerce se encaminham para a adoção de um modelo de entrega recorrente, no qual a partir de um valor mensal torna-se possível receber produtos em menor tempo a partir de uma determinada loja. Essa solução é perfeita para garantir volume operacional, mas requer muita atenção.

Esse consumidor tende a ser mais exigente do que aqueles que compram esporadicamente, de maneira que a responsabilidade e as chances de erro são maiores. Quem se adaptar a esse modelo com mais rapidez terá um mercado em franca expansão diante de si para exploração.

4. Internet das Coisas e sensores

Acima, mencionamos sobre a importância da automatização de processos nas mais diversas áreas. Com o aprimoramento das soluções relacionadas à Internet das Coisas, mercadorias com sensores podem ser reconhecidas automaticamente ao entrarem em um caminhão ou depósito, eliminando o trabalho operacional manual.

Essa solução é essencial para proporcionar mais agilidade nas entregas, pois ganha-se tempo de expedição. Entretanto, essa alternativa ainda esbarra na necessidade de investimento em infraestrutura. Nesse caso, condomínios logísticos, que já oferecem o que há de mais moderno em termos estruturais, podem ser uma grande vantagem.

5. Segmentação e personalização

Clientes diferentes possuem necessidades diferentes. Porém, o mercado atual cada vez mais exige soluções personalizadas e sob medida, sem que isso represente um acréscimo significativo nos custos. Encontrar os fatores ideais dessa equação é o maior desafio dos operadores logísticos.

Empresas que conseguirem segmentar seus clientes, estruturando processos internos de tal forma que a qualidade da entrega seja mantida sem que isso impacte nos custos operacionais têm espaço para se destacar. Trata-se de uma demanda crescente e na qual há muitas perspectivas de aumento de receita.

Quais são as suas principais expectativas para o setor logístico em 2021? Você sabia que a escolha de condomínios logísticos pode representar um ganho de qualidade significativo no atendimento e na velocidade de entrega, aumentando a percepção de valor do cliente sobre o seu serviço? Consulte nossa equipe de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo nesse quesito.

LEIA MAIS