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TRANSPORTE LOGÍSTICO: DESCUBRA QUAIS SÃO AS MELHORES RODOVIAS DO BRASIL

16 de março de 2017

TRANSPORTE LOGÍSTICO: DESCUBRA QUAIS SÃO AS MELHORES RODOVIAS DO BRASIL
Transporte logístico: Quais são as melhores rodovias do Brasil O transporte é uma das principais funções logísticas de uma empresa e estima-se que representa cerca de 60% de todas as despesas do setor. Com o transporte, leva-se o produto ao consumidor. Para isso, tempo de deslocamento e localização do cliente são fatores essenciais que devem ser mensurados antes da instalação de uma empresa, centro de distribuição ou utilização de um condomínio logístico. Anualmente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança a Pesquisa CNT de Rodovias, avaliando a qualidade das estradas, de sua pavimentação, da sinalização e de sua geometria. São avaliadas rodovias estaduais e federais, com gestão pública ou privatizada, de todo o Brasil. No ranking de 2016 das dez melhores rodovias, todas são estaduais (com alguns trechos federais), em São Paulo e com gestão concedida a empresas. São elas: 1ª – SP – Limeira (SP-310) 2ª – Bauru – Itirapina (SP-225) 3ª – SP – Uberaba, Minas Gerais (BR-050) 4ª – SP – Taubaté (SP-070) 5ª – Barretos – Bueno de Andrade (SP-326) 6ª – Ribeirão Preto – Borborema (SP-330) 7ª – SP – Itaí - Espírito Santo do Turvo (SP-255, SP-280) 8ª – Araraquara – São Carlos – Franca – Itirapuã (SP-255, SP-318, SP-334, SP-345) 9ª – Tietê – Jundiaí (SP-300) 10ª – Catanduva – Taquaritinga – Ribeirão Preto (SP-322)

SATURAÇÃO

Por conta da qualidade de algumas estradas na região Sudeste, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que os motoristas sofrem mais a cada ano com a saturação das rodovias. Além de gastarem muito tempo parados no trânsito, principalmente em horário de pico, há muitas estradas que precisam de investimentos para ampliação.   A organização estima que para a melhoria do transporte logístico nos locais que mais sofrem com a saturação, seriam necessários investimentos de R$ 63,2 bilhões. Esse dinheiro seria aplicado na execução de mais de 80 projetos de modernização do sistema logístico nos quatro estados da região Sudeste, incluindo portos e ferrovias. Isso geraria economia de R$ 8,9 bilhões com o transporte de cargas. O caso mais crítico é o do Rodoanel que, na capital, chega a receber quase 300% a mais de automóveis em horário de pico. No Rio de Janeiro, a rodovia Duque de Caxias (BR-040) está com mais de 200% de saturação. Em Minas Gerais, o problema é na BR-262, que recebe mais do que o dobro de veículos do que suporta. 

TRANSPORTE LOGÍSTICO

As empresas brasileiras vêm otimizando as suas operações de transporte, fazendo uso, por exemplo, da intermodalidade. O setor agrícola é um dos que mais utiliza a alternância entre transporte rodoviário e ferroviário, trazendo assim um impacto positivo nos custos e tempo de entrega das cargas. O transporte é uma questão significativa na estratégia logística de qualquer indústria. E por isso, conhecer as melhores rodovias do Brasil e utilizar as melhores práticas de gestão, aliadas a inovações tecnológicas são a base para a redução de custos e maior competitividade no setor. Para que isso aconteça, especialistas dão dicas dos passos que podem ser seguidos:
  • Estudar outras formas de realizar as entregas
  • Montar uma distribuição diferenciada para produtos com maior demanda
  • Monitorar a operação em tempo real
  • Terceirizar de forma estratégica

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